HIPERTENSÃO ARTERIAL - INJEÇÃO INTRAVITREA

Entenda:

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das principais... A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das principais causas da perda de visão depois dos 50 anos, sendo classificada em dois tipos: não-exudativo ou seco (90%) e exudativo (10%). Na forma exudativa, vasos sanguíneos anormais se formam sob a mácula - pequena área central da retina que contém maior densidade de fotorreceptores e é responsável pela percepção de detalhes. A doença acomete quase 30% dos pacientes acima dos 75 anos. As novas injeções intravítreas utilizadas para tratar a DMRI, como Lucentis, Avastin e Macugen, representam nova esperança para esses pacientes.
O principal do ganho das injeções intravítreas é a interrupção da perda de visão. Embora nem todo paciente recupere a visão perdida, só o fato de o tratamento interromper a progressão da doença e evitar que o paciente fique cego já é extremamente importante.
Depois de dilatar a pupila e anestesiar o local, a injeção é aplicada diretamente no vítreo - camada gelatinosa localizada entre a retina e o cristalino, no fundo do olho. O paciente não sente dor e o procedimento precisa ser repetido em intervalos regulares para que os efeitos sejam os melhores e durem mais.
Embora os estudos realizados nos últimos cinco anos apontem para o sucesso das injeções intravítreas no tratamento da degeneração macular, que possíveis complicações, embora raras, incluem descolamento da retina, formação de catarata e problemas relacionados ao aumento ou redução da pressão intraocular. Dor, inflamação ou hemorragia são efeitos colaterais não muito comuns.

MAIS SOBRE A DMRI
A degeneração macular é causada por depósitos de restos celulares que formam as drusas, destroem os fotorreceptores e provocam proliferação anormal de vasos sanguíneos sob a retina. Como consequência, surgem cicatrizes que comprometem a visão central e a capacidade de distinguir cores. .
A doença está estreitamente associada a fatores como predisposição genética, exposição aos raios ultravioleta, hipertensão, obesidade, ingestão de gorduras vegetais em excesso e dietas pobres em frutas, verduras e zinco. .
A perda visual costuma ser pouco perceptível. À medida que a doença evolui, aparecem sintomas como visão borrada, pontos luminosos, manchas no centro da visão (escotomas), diminuição da sensibilidade aos contrastes de luz, dificuldade de adaptação ao escuro, linhas distorcidas e tortuosas, necessidade de iluminação mais intensa para ler. O exame de fundo de olho faz parte de um primeiro diagnóstico, podendo sugerir a degeneração macular, mas a confirmação depende de exames muito mais específicos, como a retinografia e a angiofluoresceinografia - que utiliza contrastes. .

O tratamento da DMRI exige mudanças fundamentais no estilo de vida. É importante diminuir o consumo de gorduras, manter peso saudável, controlar a pressão arterial e adotar dietas ricas em frutas, folhas verdes, grãos integrais, peixes, nozes, castanhas e amêndoas. Suplementos alimentares também são indicados. Já os fumantes precisam abandonar o cigarro, que torna duas vezes maior o risco de desenvolver a doença.

Cirurgias

Antiglaucomatosa

Caso o tratamento clínico não apresente resultados satisfatórios a cirurgia torna-se uma opção.

Catarata

A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil.

Estrabismo

Essa doença é uma condição comum entre crianças, mas podendo ocorrer em outra fase.

Retina

Aproximadamente 50% dos casos tratados com descolamento de retina readquirem excelente visão.

Precisando de uma consulta? Agende agora!