UVEÍTE

Entenda:

As uveítes podem ser classificadas como crônicas ou agudas, dependendo do tempo de duração. A aguda tem um início rápido, em poucos dias, e duração de até seis semanas. A forma crônica tem início mais lento, durando acima de seis semanas e podendo evoluir por muitos meses. Existem casos em que a uveíte leva a uma cegueira irreversível.
Os sintomas mais comuns de uveíte são a dor ocular e ao redor dos olhos, fotofobia, edema palpebral e vermelhidão próxima da córnea. A doença não apresenta secreção, mas a pupila fica contraída, respondendo pouco ao estímulo da luz de uma lanterna, e a visão pode estar um pouco borrada.

Causas
As uveítes podem ter diferentes causas e podem ser relacionadas a diversas outras doenças, tais como: artrite reumatóide juvenil, toxoplasmose, herpes, citomegalovírus, bactérias etc. Há ainda uveítes de causa não totalmente esclarecida e associada com a doença de Behçet e a Síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada. Nessas, como em muitas outras, há participação de mecanismos imunológicos complexos que podem agravar o problema. Porém, boa parte das uveítes ainda tem suas causas desconhecidas.

Tratamento

Se não for tratada a tempo, a uveíte pode causar danos irreversíveis ao globo ocular e provocar glaucoma, descolamento de retina e deixar cicatrizes na retina que reduzem a visão.
O paciente com uveíte deve ter uma atenção especial, pois deve ser tratado como portador de uma doença complexa, a qual requer do oftalmologista um conhecimento profundo não só oftalmológico, mas também relacionado diretamente com outras especialidades médicas.
Quando não se sabe a causa, adota-se um tratamento comprovado e denominado não-específico, que inclui corticoesteróides e antiinflamatórios não-hormonais, midriáticos e drogas imunodepressoras.

Retinografia

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho.

Mapeamento de Retina

O mapeamento da retina é um exame complementar (não faz parte da consulta normal).

Topografia de Córnea

Técnica utilizada para avaliar a curvatura anterior da córnea.

Ultrassonografia Ocular

Exame oftalmológico que avalia as estruturas internas do globo ocular.

Precisando de uma consulta? Agende agora!